Contribuir para que organizações sociais adquiram competências para gerir projetos de forma socialmente responsável, tornando-se um elo na construção de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável
Ser reconhecida como uma organização que contribui para que suas parcerias desenvolvam competências e aprendizagens em gestão estratégica de objetivos, metas e resultados.
Desenvolver e aplicar ferramentas de diagnóstico, leituras de cenários, pesquisas e análises de contextos visando contribuir para um maior conhecimento da realidade onde as organizações parceiras estão inseridas.
Implementar processos de comunicação colaborativa visando a difusão de valores sociais, econômicos e políticos que fortaleçam o desenvolvimento sustentável, a solidariedade e a paz.
Desenvolver e aplicar metodologias de cooperação, colaboração e articulação entre pessoas dentro das organizações e entre organizações visando o atingimento de seus objetivos, metas e resultados.
Gerenciar processos e resultados de forma responsável e sustentável promovendo seus valores entre colaboradores, parceiros e comunidade afetada por suas decisões e ações.
Publicar e difundir conhecimentos teóricos, científicos, sociais e culturais visando a ampliação do horizonte e de conhecimento dos parceiros.
Apoiar o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias visando aprimorar as capacidades de execução de projetos.
A Usina foi fundada em 1986 quando adotou como missão atuar na realização de projetos e serviços de planejamento nas áreas de comunicação e marketing. Nos dias de hoje, é mais comum encontrarmos sistemas de regulação pela autonomia da responsabilidade de quem executa a ação, não mais pelo mando e controle. Esta autonomia adota como ponto de partida o patamar mínimo de conhecimento das pessoas, para qualificá-la na oferta de seu melhor potencial.
A base emocional deste novo modelo substitui o medo, pela confiança, a postura de gerente capataz pela postura da liderança. Estruturas organizacionais que antes eram verticais, se horizontalizam e se toram flexíveis, e nos melhores modelos a visão de futuro não é a criação de uma marca, mas da aprendizagem organizacional, para lidar com as constantes mudanças que experimentamos neste primeiro quarto de século XXI e tendem aprofundar-se ainda mais no futuro próximo.
Nós queremos fazer parte destas mudanças, construindo patamares crescentes de autonomia e confiança nas pessoas e organizações, para que logrem cada vez mais resultados, na missão, visão de futuro e objetivos estratégicos.
Como empresa de assessoria e consultoria que atua no desenvolvimento de pessoas e processos para a gestão estratégica, é importante frisar que o resultado do nosso trabalho depende do grau de clareza que os clientes possuem sobre si, sobre a forma como se organizam para compreender a realidade, como projetam sua atuação no mundo e que resultados querem promover.
Mas também, e sobretudo, depende do comprometimento da organização, seu corpo dirigente e técnico com a abertura para a aprendizagem pessoal e coletiva, sem a qual, não há novas formas de atuar, nem mudanças sistêmicas, estruturais ou inovação de resultados. Aprender a aprender é a competência mais importante que carregamos para a vida.