a

Blade is a smooth and charming, visually stunning and very malleable and flexible

Latest posts
© Copyright Qode Interactive
 

O que fazemos

Soluções criadas pela Usina de Ideias

Atuação

Realizamos serviços de assessoria e consultoria para o setor público executivo e legislativo, instituições e organizações públicas e privadas, ONGs e grupos sociais que se ocupam em desenhar futuros e coordenar ações para promover mudanças em seu ambiente social, institucional ou organizacional.

SETOR PÚBLICO

Instituições da esfera federal, governos estaduais e municipais têm responsabilidades constitucionais em contextos sociais de alta complexidade.

A administração está marcada pela obrigatoriedade de realizar somente o que a Lei autoriza e não raro, gestores são submetidos a decisões judiciais que os obrigam a legislar sob determinadas condições e situações.

A Usina Ideias e Projetos está preparada para diagnosticar quais são as reais necessidades de planejamento da gestão, identificando processos ausentes ou sobrepostos e. em que áreas são necessárias novas competências de gestão.

SETOR PRIVADO

As empresas privadas sofrem a pressão permanente de uma lógica competitiva.

Ter capacidade de compreender o ambiente do mercado, identificar as principais necessidades dos seus clientes, projetar ações que serão necessárias num future próximo e elaborar ações estratégicas visando estar sempre desenvolvendo produtos e serviços adequados a conjuntura econômica é fundamental para a sobrevivência.

A Usina Ideias e Projetos possui ferramental metodológica capaz de contribuir para que cada organização possa, mapear seus gargalos no processo de plenajamento, execução e gestão, bem como, de mapeamento de prognósticos para o futuro que se aproxima.

Estas ferramentas de gestão podem contribuir na resolução de problemas que atrapalham as empresas hoje e para projetar um ambiente melhor de atuação no dia de amanhã.

TERCEIRO SETOR

A sociedade civil tem se organizado para atuar em diferentes áreas: educação, saúde, controle social, mobilidade urbana, direitos humanos, tecnologias sociais são alguns de seus focos de atuação.
A maioria das instituições tem poucos recursos para realizar sua visão de futuro e sua missão. Em regra geral, estes recursos são provenientes de editais públicos ou de fundações privadas, também caracterizadas como do terceiro setor. Não raro, a atuação de ONGs é intuitiva, e se realiza pela vontade e dedicação de pessoas que têm liderança num determinado segmento.
Os profissionais da Usina têm comprovada experiência em planejamento de projetos, captação de recursos, treinamento em controle e participação social, formatação de grupos, democracia presencial e digital, podendo oferecer competências especificas e genéricas para o planejamento estratégico da instituição bem como a atuação direta em projetos.

a

Produtos

Planejamento e gestão estratégica

O quê significa planejamento?
A direção que se ocupa da prática de planejar, parte do princípio que a improvisação limita o grau de liberdade quanto a escolha do futuro de sua instituição, grupo ou empresa. Nesse sentido, planejar significa estabelecer o domínio da razão humana sobre as circunstâncias que estão no horizonte da instituição, seja ela pública, privada, ou da sociedade civil organizada.
O seminário de planejamento é o momento no processo de planejamento, no qual o corpo diretivo da instituição, constrói um modelo mental de onde quer chegar em determinado tempo no futuro, e explora a realidade em busca de possibilidades no presente, para alcançar este objetivo, definindo os principais resultados a serem alcançados, suas metas e principais ações, considerando as condições de cenário, recursos e atores relevantes.
Os momentos e etapas do planejamento, que compõe um processo permanente e vivo, são, por sua natureza, a oportunidade de utilizar ferramentas metodológicas para explorar possibilidades no contexto atual e identificar as escolhas que são necessárias à construção da visão de futuro que faz sentido a direção que se ocupa da prática de planejar.

Diagnóstico situacional participativo

Vivemos as consequências de profundas transformações em todo o mundo. Somos impactados por tecnologias, crises econômicas, escolhas políticas e construções culturais que influenciam a teia de relações entre países, continentes, territórios, pessoas e identidades sociais.
Essas transformações impactam a forma como atuamos para nos comunicarmos, para coordenar ações com outras pessoas. Influenciam a maneira como instituições públicas e privadas, empresas e governos atuam nos espaços de sociabilidade, nas relações de confiança no presente e no futuro.
Pense em quantas transformações afetaram o modo de vida em sociedade nos últimos 20 anos. Mesmos sendo profundas, as transformações que vivemos não perduram por muito tempo, logo outra há novas tecnologias, que promovem diferentes relações de trabalho, de comunicação e de sociabilidade. Convicções que acabávamos de sustentar, se tornam insustentáveis ou obsoletas.
Para melhor atuarmos neste contexto, é fundamental compreendê-lo. Elucidar com  clareza a situação atual na qual estamos inseridos como indivíduos, empresas, instituições públicas, privadas, organizações do terceiro setor e movimentos sociais.
A Usina Ideias e Projetos pode contribuir com este momento. Utilizamos técnicas de diálogo, escuta e leitura participativa da realidade, métodos de interpretação de dados e indicadores quantitativos e qualitativos para a construção de informações que se aproximem ao máximo da realidade em contextos sociais complexos, sejam políticos ou econômicos, oportunizando crescente grau de liberdade para escolha e tomada de decisões.
Metodologias utilizadas

  • Desenho e facilitação de processos grupais com métodos personalizados;
  • Entrevista em profundidade;
  • Pesquisa com métodos quantitativos e qualitativos (focus group);
  • Organização e coordenação de grupos de estudos temáticos;
  • Organização e coordenação de seminários e fóruns;
  • Organização de narrativas sociais;
Monitoramento, avaliação de desempenho e resultados

O planejamento estratégico para ser efetivo como desenho dos sistemas de coordenação de ação de uma instituição ou empresa, contém definições claras sobre missão, visão de futuro, temas ou eixos estratégicos, objetivos estratégicos, resultados, metas, ações e indicadores que possam ser verificáveis de seus resultados e processos.
Mas isso não se reduz a uma planilha ou sistema estático de informações. O Planejamento Estratégico está distante de ser uma linha férrea, para onde se tem controle quase absoluto das variáveis, e somente alguns raros eventos fogem a este controle.
Para um planejamento estratégico efetivo, o mais relevante não é o sistema de registro, mas, aquele que será adotado para monitoramento e avaliação constante dos resultados definidos. Incluindo nesta perspectiva, a possibilidade de repactuar em parte ou no todo o próprio plano de trabalho, ou incluir ações não previstas que incidem sobre metas e resultados.
Dentro dessa perspectiva, a USINA busca construir junto com cada cliente, um sistema próprio de gestão, monitoramento e avaliação participativo do planejamento estratégico, mantendo a premissa de uma estrutura horizontal, com participação efetiva de diferentes atores que ofereçam um enfoque múltiplo de visão sobre as variáveis que incidem ou incidiram para a realização ou não realização do estabelecido.
Cada instituição tem um sistema distinto, mas o ciclo de monitoramento corresponde a definição clara de quem serão os responsáveis direitos, qual o intervalo de tempo, que processos e meios serão utilizados.

Treinamento para equipes de alto desempenho

Em instituições públicas e privadas existem funções que são delegadas a posição de liderança de equipes para que atinjam determinado desempenho em suas tarefas.
Coordenar ações com os outros, promover e liderar equipes com alto desempenho , desencadear processos criativos que tenham o poder de colocar em movimento coisas que pareciam inertes fazem parte de competências genéricas que se espera de uma posição de liderança dentro das organizações.
Com diferentes parcerias, desenvolvemos um processo de treinamento de gestores/as e coordenadores/as de equipe para que adquiram novas competências para o exercício de sua função e colabore para que sua equipe venha a desenvolver habilidades para coordenar ações resultando num alto desempenho para toda a organização.
A contribuição da Usina pode ser realizada em processos personalizados utilizando sessões de Coach Ontológico, ou com o treinamento de equipe, em distintas abordagens adotadas na perspectiva da Ontologia da Linguagem.