Quem somos

USINA 30 anosA Usina, Ideias e Projetos LTDA, é uma empresa gaúcha, fundada no ano de 1986. Nestes 30 anos, acumulou conhecimentos técnicos e desenvolveu metodologias e ferramentas para promover processos de planejamento participativo na gestão pública e na gestão privada de políticas públicas.

Nos últimos dez anos, especializou-se na elaboração de diagnóstico situacional, planejamento e gestão estratégica, bem como, avaliação e monitoramento de políticas públicas. A Usina construiu uma carteira de clientes que envolveu órgãos como, a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Prefeitura de Irati/PR, Prefeitura de Adrianópolis/PR, Prefeitura de Cerro Azul/PR, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Congresso Nacional, Ministério de Desenvolvimento Agrário do Governo Brasileiro, a Fundação La Salle, o Centro de Assessoria Multiprofissional, a Cooperativa de Produção e Edição do RGS, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Ministério da Cultura, Federação dos Fiscais Estaduais e Distrital, entre outras.

Para o desenvolvimento de sua metodologia a Usina conta com profissionais com larga experiência na gestão pública e institucional, na elaboração de estratégias de ação de forma participativa com perspectiva multifocal entre os interesses que estão relacionados a distintas visões estratégicas e ações,  superando, por assim dizer, a cultura do resultado pelo resultado, característica de técnicas de planejamento matriciais elaborados por técnicos que protagonizam uma única visão sobre os fenômenos e sistemas de gestão.

Desenvolvemos os processos como parte dos resultados, envolvendo corpo diretivo (executivo de governos, autarquias, fundações ou instituições), representantes do publico alvo da missão desta instituição (comunidade, segmento, populações, etc) e corpo técnico de cada organização onde atua.

A Usina visa desenvolver competências de planejamento e gestão que ultrapassem os períodos dos próprios governos e se tornem prática constante do Estado, quando trata de governos, ou de sistema de gestão quando se trata de outras instituições. Essa é a idéia que colocamos em pratica, e a marca que almejamos consolidar.