Planejamento e gestão estratégica

O quê significa planejamento?

A direção que se ocupa da prática de planejar, parte do princípio que a improvisação limita o grau de liberdade quanto a escolha do futuro de sua instituição, grupo ou empresa. Nesse sentido, planejar significa estabelecer o domínio da razão humana sobre as circunstâncias que estão no horizonte da instituição, seja ela pública, privada, ou da sociedade civil organizada.

O seminário de planejamento é o momento no processo de planejamento, no qual  o corpo diretivo da instituição, constrói um modelo mental de onde quer chegar em determinado tempo no futuro, e explora a realidade em busca de possibilidades no presente, para alcançar este objetivo, definindo os principais resultados a serem alcançados, suas metas e principais ações, considerando as condições de cenário, recursos e atores relevantes.

Os momentos e etapas do planejamento, que compõe um processo permanente e vivo, são, por sua natureza, a oportunidade de utilizar ferramentas metodológicas para explorar possibilidades no contexto atual e identificar as escolhas que são necessárias à construção da visão de futuro que faz sentido a direção que se ocupa da prática de planejar.