Diagnóstico situacional participativo

Vivemos as consequências de profundas transformações em todo o mundo. Somos impactados por tecnologias, crises econômicas, escolhas políticas e construções culturais que influenciam a teia de relações entre países, continentes, territórios, pessoas e identidades sociais.

Essas transformações impactam a forma como atuamos para nos comunicarmos, para coordenar ações com outras pessoas. Influenciam a maneira como instituições públicas e privadas, empresas e governos atuam nos espaços de sociabilidade, nas relações de confiança no presente e no futuro.

Pense em quantas transformações afetaram o modo de vida em sociedade nos últimos 20 anos. Mesmos sendo profundas, as transformações que vivemos não perduram por muito tempo, logo outra há novas tecnologias, que promovem diferentes relações de trabalho, de comunicação e de sociabilidade. Convicções que acabávamos de sustentar, se tornam insustentáveis ou obsoletas.

Para melhor atuarmos neste contexto, é fundamental compreendê-lo. Elucidar com  clareza a situação atual na qual estamos inseridos como indivíduos, empresas, instituições públicas, privadas, organizações do terceiro setor e movimentos sociais.

A Usina Ideias e Projetos pode contribuir com este momento. Utilizamos técnicas de diálogo, escuta e leitura participativa da realidade, métodos de interpretação de dados e indicadores quantitativos e qualitativos para a construção de informações que se aproximem ao máximo da realidade em contextos sociais complexos, sejam políticos ou econômicos, oportunizando crescente grau de liberdade para escolha e tomada de decisões.

Metodologias utilizadas 

  • Desenho e facilitação de processos grupais com métodos personalizados; 
  • Entrevista em profundidade;
  • Pesquisa com métodos quantitativos e qualitativos (focus group);
  • Organização e coordenação de grupos de estudos temáticos;
  • Organização e coordenação de seminários e fóruns;
  • Organização de narrativas sociais;