PPA – Plano Plurianual Participativo 2017 – 2020.

Captura de Tela 2016-11-16 às 21.54.31

 

 

 

 

 

 

Caro prefeito e prefeita eleito nas eleições deste ano. Parabéns pelo seu desempenho eleitoral. Os eleitores confiaram a você a gestão de sua cidade para os  próximos quatro ano.

Se você ja foi prefeito e está reeleito,  ja sabe que há limitações para que consiga colocar em prática as ideias que discutiu com a comunidade durante o processo pré eleitoral e eleitoral. Mas se é seu primeiro mandato, saiba que encontrará alguns limites que vão interferir  no fluxo de suas decisões. Vejamos alguns deles:

Limites de Tempo

Limites de Orçamento
(como o teto de investimentos proposto pelo governo federal)

Limites de Equipe

Limites Legais

Limites Políticos
(Câmara de Vereadores, Governos Estadual e Federal)

Diante destes e de outros desafios sua principal tarefa será de realizar um efetivo planejamento público. Sua primeira grande obra como gestor, será o encaminhar a Câmara Municipal o PPA – Plano Plurianual. Fará muitas coisas importantes antes da aprovação desta Lei, mas estará amarrado pelo PPA da gestão anterior. Isso porque o PPA é uma Lei que tem vigência por quatro anos. Inicia no segundo ano da gestão e vai até o primeiro ano da gestão seguinte. Veja como é importante esta Lei de Planejamento Público, todo o prefeito eleito em seu primeiro ano de mandato é herdeiro de um plano que vem da gestão anterior.

A Usina Ideias e Projeto é uma empresa com pessoas capacitadas para colaborar na gestão pública contribuindo para a eficiência,  eficácia e efetividade das ações dos gestores e gestoras, especialmente se desejarem atuar de forma planejada.

Saiba mais sobre o PPA e como elaborá-lo acessando o arquivo abaixo.

PPA 2017 – 2020 _PDF

Captura de Tela 2016-11-16 às 21.54.14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*